Walisson Higor da Cruz

Walisson Higor da Cruz, nascido em 31 de julho de 1996 em São José do Rio Preto-SP, é violoncelista, arranjador, compositor, docente da FFCLRP/USP na condição de professor temporário (desde 2021) e primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos. É também o responsável pelas aulas de violoncelo na Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto. É bacharel em música pela FFCLRP/USP e foi condecorado com o Prêmio Olivier Toni em 2018. Atua como diretor artístico do Quarteto Riopretense, violoncelo principal no Quarteto de violoncelos Ribeirão e mantém no YouTube o maior canal brasileiro de entrevista a violoncelistas, o Cello em Pauta.

Formado na classe do prof. Dr. André Micheletti em 2018, teve intensa participação na vida acadêmica da FFCLRP/USP, sendo membro convidado do Ensemble Mentemanuque, atrelado ao núcleo de pesquisa NAP-CIPEM, chefe de naipe dos violoncelos da USP-Filarmônica entre 2016 e 2018, um dos compositores do Festival Música Nova de 2018. Foi aprovado com bolsa de mestrado na University of Manitoba – Canadá e Indiana University – Estados Unidos em 2019.

Participou dos Festivais de Música de Santa Catarina (FEMUSC 2018), Festival Internacional de Música de Piracicaba (FEIMEP 2012, 2013 e 2016), Fiato Al Brasile (2017, Itália) e Sphinx Competition (Detroit – Estados Unidos, 2012). Redigiu os projetos aprovados em 2020 e 2021 no Prêmio Nelson Seixas para a série “Concertos Aipê” e “Fonografia Rio-Pretense XXI”; Foi diretor artístico do projeto “Revisitando Villa-Lobos” aprovado em âmbito estadual pela Lei Aldir Blanc/ProAC com circulação em 2021. Já se apresentou como solista frente a USP Filarmônica e a Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos. Atualmente, trabalha como professor temporário da USP-RP juntamente com o professor Dr. André Micheletti.