Pedro Persone

Iniciou seus estudos musicais no Conservatório de Tatuí e graduou-se em Cravo pela Unicamp.

Realizou diversos cursos, no Brasil e no exterior, com renomados professores, destacando-se Huguette Dreyfus na École Nationale de Musique de Bobigny, França (1977), Jacques Ogg, na Academie voor Oude Muziek, Amsterdam (1988) e Mark Kroll, de quem recebeu a maior influência acadêmica e artística. Em 1996, concluiu mestrado pela Unicamp.

Posteriormente, cursou o doutorado em Historical Performance na Boston University, sob orientação de Mark Kroll. Desenvolveu sua primeira pesquisa de pós-doutorarado na Unesp (2007-2010), posteriormente lançada como livro com título “O Piano era, então, ainda uma novidade: A Coleção Thereza Christina e sua performance”. Trabalhou seu segundo pós-doutorado, na USP de Ribeirão Preto, sob supervisão do Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi (2016).

Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de 2010 a 2018. Paralelamente, tem intensa atividade como cravista e fortepianista. Foi o primeiro a reintroduzir o fortepiano no circuito musical brasileiro (1991).

No Conservatório de Tatuí, foi o professor responsável pela criação dos cursos de Cravo (1985) e de Fortepiano (2008) – sendo este último o primeiro curso de fortepiano da América Latina.

Atualmente, é docente e Gerente Pedagógico de Música no Conservatório de Tatuí.